Características dos meios de aprendizagem interactiva online
Este texto faz
referência à forma como as tecnologias online estão a ser utilizadas no
ensino/aprendizagem e como se têm vindo a desenvolver e a diversificar,
principalmente nos países mais desenvolvidos, sendo o seu impacto dominante .
Em 2005, na maior Universidade
dos Estados Unidos privilegiou-se o ensino à distância . Todos os cursos eram online, oferecendo acesso via
teleconferência para todo o México e América Latina . Na América do Norte,
o computador pessoal (PC) foi a tecnologia eleita para a educação e formação.
Nesse sentido, o autor alerta que esse facto não é uma garantia de crescimento
e sucesso para as instituições de ensino, pois os computadores por si só não podem
transformar a experiência de ensino/aprendizagem (Oliver e McLoughlin 1998). É
necessário que a estrutura do curso e a pedagogia utilizada sejam sempre mais
importantes do que os medias utilizados. Então, o autor proclama como
vantagens deste tipo de ensino, uma maior flexibilidade para os alunos, gastos
reduzidos na construção de universidades e maior atenção para as exigências e
necessidades dos estudantes especiais (ex: deficientes). No entanto, adverte os
leitores acerca das desvantagens, tais como, as preocupações sobre a qualidade
do ensino, o ceticismo por parte de alguns empregadores sobre diplomas
adquiridos nestas circunstâncias e a redução da interação espontânea entre
professores e alunos (Newby, Stepich, Lehman, & Russell, 2000; Grandzol
&Grandzol, 2006), sem esquecer o facto que algumas “tecnologias hostis”
podem criar barreiras à aprendizagem online (Vrasidas e McIsaac 1999).
Para que exista uma
avaliação equilibrada dos meios de ensino/aprendizagem à distância é importante
lembrar que, no surgimento das novas ferramentas de ensino/aprendizagem, as
experiências anteriores não devem ser ignoradas de forma a se verificar um
maior desenvolvimento do ensino que abarque todas as audiências estudantis e
todos os contextos de aprendizagem. Daí que seja importante que na formação à distância
online se compreenda melhor as implicações e limitações das tecnologias, acompanhando
a sua disponibilidade para uso no ensino/aprendizagem online à medida
que elas se alteram e se desenvolvem.
Bibliografia:
Fahy, Patrick (2008) “As características dos meios de
aprendizagem interactiva online”; Texto disponibilizado na plataforma da UC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário