Comentário Texto C - Características dos meios de aprendizagem interactiva online


Características dos meios de aprendizagem interactiva online

Este texto faz referência à forma como as tecnologias online estão a ser utilizadas no ensino/aprendizagem e como se têm vindo a desenvolver e a diversificar, principalmente nos países mais desenvolvidos, sendo o seu The impact of media has become dominant in teaching andimpacto dominantelearning. In 2005, the largest university in the United States was
Em 2005, na maior Universidade dos Estados Unidos privilegiou-se o ensino à distânciadistributed learning; one of the largest law schools in the US wa. Todos os cursos eram online, oferecendo acesso via teleconferência para throughout Mexico and Latin America. todo o México e América LatinaGoing online has not, however,. Na América do Norte, o computador pessoal (PC) foi a tecnologia eleita para a educação e formação. Nesse sentido, o autor alerta que esse facto não é uma garantia de crescimento e sucesso para as instituições de ensino, pois os computadores por si só não podem transformar a experiência de ensino/aprendizagem (Oliver e McLoughlin 1998). É necessário que a estrutura do curso e a pedagogia utilizada sejam sempre mais importantes do que os medias utilizados. Então, o autor proclama como vantagens deste tipo de ensino, uma maior flexibilidade para os alunos, gastos reduzidos na construção de universidades e maior atenção para as exigências e necessidades dos estudantes especiais (ex: deficientes). No entanto, adverte os leitores acerca das desvantagens, tais como, as preocupações sobre a qualidade do ensino, o ceticismo por parte de alguns empregadores sobre diplomas adquiridos nestas circunstâncias e a redução da interação espontânea entre professores e alunos (Newby, Stepich, Lehman, & Russell, 2000; Grandzol &Grandzol, 2006), sem esquecer o facto que algumas “tecnologias hostis” podem criar barreiras à aprendizagem online (Vrasidas e McIsaac 1999).
Para que exista uma avaliação equilibrada dos meios de ensino/aprendizagem à distância é importante lembrar que, no surgimento das novas ferramentas de ensino/aprendizagem, as experiências anteriores não devem ser ignoradas de forma a se verificar um maior desenvolvimento do ensino que abarque todas as audiências estudantis e todos os contextos de aprendizagem. Daí que seja importante que na formação à distância online se compreenda melhor as implicações e limitações das tecnologias, acompanhando a sua disponibilidade para uso no ensino/aprendizagem online à medida que elas se alteram e se desenvolvem.

Bibliografia:
Fahy, Patrick (2008) “As características dos meios de aprendizagem interactiva online”; Texto disponibilizado na plataforma da UC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário