Comentário Texto C - Os Média na Formação à Distância

Os Média na Formação à Distância

Neste texto aborda-se o impacto dos meios de comunicação no desenvolvimento/aprendizagem e evolução dos alunos, tal como a formação e ensino online. É abordado o isolamento existencial dos alunos, a distância transacional versus a comunidade de ensino/aprendizagem (ensino com mais pessoas) e o seu papel no ensino relativamente às necessidades existentes perante a comunidade que permite a aproximação de alunos e de professores.
          Santaro, Borges e Santos (2004), indicam a existência de três principais funcionalidades essenciais nos meios de comunicação que são: a coordenação, a cooperação e a co-construção, as quais se refletem nos objetivos do grupo, sejam eles “comuns ou partilhados” e nas prioridades individuais, onde o papel dos Media, para além de ajudar a comunidade no seu desenvolvimento/evolução, é o de interação durante todo o processo de conhecimento/aprendizagem, permitindo assim uma conhecimento individualista e reduzindo a distância transaccional. Ainda, segundo Ally & Fahy (2005), cada estudante no ensino online sente a distância transacional de forma diferente, carecendo assim de várias ferramentas de interação utilizadas pelos alunos e pelos professores que os apoiam nos estudos.
          Vários estudos demonstram que, no que se refere aos alunos que frequentam o ensino presencial, alunos sensibilizados para compreender/aprender o que os professores transmitem, os Média têm alguma importância. No entanto, verifica-se em menor intensidade do que para o aluno do ensino online. Neste caso, espera-se que este aluno tenha um maior grau de autonomia e controlo sobre o seu projeto de aprendizagem, enquanto que no ensino tradicional o aluno é mais passivo e depende mais do professor (Garrison & Cleveland-Innes 2005). Assim, para que este tipo de ensino online tenha sucesso, o aluno tem de revelar maturidade, usar corretamente os recursos técnicos disponíveis, assim como a liderança e orientação do professor-moderador qualificado, tendo este uma postura de observador/auxílio de modo a proporcionar uma aprendizagem colaborativa, ativa e autónoma (Oliver & McLoughlin). Para esse tipo de aprendizagem é preciso ter em conta que nem todas as pessoas aprendem de igual forma, possuindo maior ou menor capacidade e competências de aprendizagem, maior ou menor grau de autonomia ou autosuficiência. Pelo que os alunos do ensino online devem entender as ideias e conceitos adquiridos assim como saber explicar essas aprendizagens por escrito, sendo que a utilização que o aluno faz dos meios de comunicação émore important than what the teacher does; second, in terms of student mais importante do que o papel do professor e, em termos de learning outcomes, the teaching experience of the instructor does not resultados da aprendizagem do aluno, a experiência profissional do professor nãomatter as much as the instructor's experience with technology . importa tanto como a sua experiência com a tecnologia.
Saliente-se que, neste contexto, o professor deve proporcionar ao aluno a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, para que ele não se torne um ser solitário. Para o efeito deve manter a sua interação estando disponível (Anderson, Rourke, Garrison, & Archer, 2001).

Bibliografia:
Fahy, Patrick (2008) “As características dos meios de aprendizagem interactiva” - Texto disponibilizado na plataforma da UC.

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